terça-feira, 8 de junho de 2010

Mais uma fatia garantida


7/6/2010
Jornal de Brasília

A Caixa Econômica Federal liberou R$ 5,6 bilhões para o financiamento de 42 projetos de transporte em nove cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Entre os projetos habilitados estão o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Brasília, que vai fazer a conexão entre o Aeroporto JK e a Asa Sul; a ligação entre o aeroporto de Congonhas e o metrô de São Paulo (Linha 17-Ouro); os monotrilhos Norte/Centro de Manaus; e o VLT de Fortaleza.
     
De acordo com o GDF, o VLT, obra orçada em R$ 1,5 bilhão, promete mudar a paisagem urbana de Brasília. A capital federal deverá ser a primeira cidade latina a oferecer uma tecnologia de metrô leve, com a primeira linha ligando o aeroporto internacional à zona sul, norte e central, passando pela região hoteleira. Embora venha enfrentando problemas com o Ministério Público local, que questiona o licenciamento ambiental da obra, o veículo vai permitir todo um novo remaneja-mento da malha viária na região central de Brasília, desafogando o intenso fluxo de automóveis que transitam diariamente na região e ambientalmente responsável por diminuir substancialmente a emissão de gases poluentes na atmosfera.
     
Além de recursos federais e do Tesouro local, o GDF conta com empréstimos firmados com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
     
Os empreendimentos serão financiados com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Para liberação do dinheiro, ainda é necessária apresentação de documentos ao Tesouro Nacional para autorizar o endividamento de estados e municípios envolvidos nos projetos.
     
As obras fazem parte do Pró-Transporte do Ministério das Cidades e estão dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). De acordo com a Caixa, está previsto o financiamento de 48 obras de in-fraestrutura aeroportuária, na qual Brasília também será beneficiada, e de transporte nas 12 cidades que sediarão os jogos da Copa. Foram habilitados para contratação pela Caixa 42 projetos de mobilidade urbana para a Copa de 2014
 

SAIBA +
     

O Tribunal de Contas da União fará ações conjuntas com os tribunais de estados e municípios para fiscalizar o uso dos recursos para a Copa do Mundo de 2014.
Poderão ser feitas também auditorias e parcerias com outros órgãos de fiscalização e controle para evitar irregularidades.
     
Serão investigados o custo mensal estimado, prazo para implementação, licitação e data de início e conclusão das obras. O TCU terá acesso irrestrito aos canteiros de obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário