terça-feira, 3 de agosto de 2010

AFD garante recursos para VLT de Brasília


01/08/2010 - Tribuna do Brasil

A Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), responsável por 40% do financiamento que promoverá a instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na W3 Sul, sinalizou que o empréstimo de 134 milhões de euros (cerca de R$ 330 milhões) está concretizado e só falta ser assinado pela instituição e o Governo do Distrito Federal. Segundo a Agência, o último passo para finalizar o acordo é a aprovação, até 2 de setembro, do contrato pelo Senado Federal brasileiro, procedimento necessário em casos de empréstimos internacionais. “Esse é um tipo de investimento que nos interessa bastante. Queremos finalizar o empréstimo, mas antes estamos preocupados com o andamento do projeto no governo”, afirmou a diretora-adjunta de Operações da AFD, Collette Grosset, explicando ao governador Rogério Rosso os próximos passos para a liberação dos recursos.

Segundo o GDF, as negociações para o empréstimo estavam em fase final no ano passado, mas a crise política que assolou Brasília desde outubro de 2009 fez com que fossem paralisadas. A retomada do acordo começou há três meses, quando Rosso assumiu o Palácio do Buriti. Ontem, o governador esteve em reunião com representantes da Agência, os quais tiveram como principal questionamento o risco de se investir na Capital depois da crise e em época de eleição. “Este é um projeto de mobilidade urbana, fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade, que seguirá seu curso independente de uma decisão política. Essa é a grande diferença. Aqui estamos tratando de um projeto de Estado”, ressaltou o governador, que estava acompanhado do secretário-chefe de gabinete, Luís Fernando da Costa e Silva, e do diretor técnico e de fiscalização da Terracap, Luís Antônio Almeida Reis.

Durante a reunião, na qual também estiveram presentes a diretora-adjunta para América Latina e Caribe, Odile des Deserts, e assessores técnicos e jurídicos da Agência, Rosso apresentou aos franceses um balanço de sua gestão, com as principais ações tomadas para conter a crise administrativa do governo. Os argumentos foram os mesmos utilizados pelo GDF no julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiu contra a intervenção federal na Capital. Rosso também ressaltou o esforço do de sua gestão em adiantar as obras estruturais e viárias para a Copa do Mundo em 2014. “Não é fácil romper paradigmas, principalmente para os céticos, mas vamos fazer o possível para deixar a cidade e as contas públicas completamente equilibradas para o próximo governo”, desabafou.

TRAMWAY

O novo veículo de transporte público do DF, também conhecido como tramway, é o primeiro a ser construído no Brasil e na América Latina, e será fundamental para diminuir o trânsito na W3 e ajudar a revitalizar a via. À tarde, após a reunião, o governador conheceu de perto o funcionamento do tramway instalado em Paris. O modelo parisiense conta com 17 estações em 8 km de extensão e transporta 110 mil passageiros por dia. O destaque do sistema é a redução do número de acidentes nas vias pelas quais o trem percorre, devido à eficácia da sinalização do sistema. Desde 2006, quando foi inaugurado, apenas um acidente fatal foi registrado nos trilhos.

Com o empréstimo da Agência Francesa de Desenvolvimento, o GDF terá carência de cinco anos para iniciar o pagamento e prazo de 15 anos para quitar o empréstimo, que poderá ser negociado com taxa fixa. Previsto no Brasília Integrada – programa que visa reestruturar todo o sistema de transporte no DF –, o VLT pretende organizar o trânsito na W3 Sul, uma das vias mais tumultuadas do Plano Piloto. Na primeira parte do projeto, será construída a ligação da Estação Asa Sul do metrô (no Setor Policial), que funciona como ponto de integração, à 502 Sul, em frente ao Pátio Brasil Shopping. A viagem entre estes dois pontos deverá ser feita em apenas 17 minutos, com trens de três em três minutos. Em uma segunda etapa, a linha do VLT chegará até o aeroporto. O GDF planeja levar o sistema até o final da Asa Norte e construir ainda uma segunda linha, no Eixo Monumental, para atender, principalmente, os turistas que virão a Brasília para a Copa do Mundo de 2014.

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