domingo, 30 de setembro de 2012

VLT entra para obras do PAC

29/09/2012 - Jornal Alô Brasília

O Distrito Federal não terá o veículo leve sobre trilhos (VLT) entre as obras concluídas para a Copa de 2014. O projeto foi excluído da Matriz de Responsabilidades por solicitação do governo do DF, segundo resolução publicada ontem (28) no Diário Oficial da União.

Antes mesmo da publicação, o governo local admitia não haver mais tempo hábil para que ficasse pronta até a Copa. Por meio de nota, o executivo local explicou que a retirada do VLT do projeto da Copa foi uma decisão acertada com o Governo Federal há dois meses e que tratava-se de "uma exigência formal, imprescindível para que o projeto possa ser realocado em um novo conjunto de obras do PAC", informou.

Iniciada em 2009, a obra – orçada em R$ 276,9 milhões – está parada desde abril de 2011 pela Justiça do DF devido a suspeita de fraudes durante o processo de licitação, ainda durante o governo de José Roberto Arruda.

O VLT teria uma extensão de 6,5 quilômetros para ligar o aeroporto à Asa Sul. Em seu lugar, será preparado um corredor com pistas e viadutos, para melhorar o deslocamento das delegações. O custo previsto é de R$ 100 milhões.

PDTU

No início de 2011, o GDF aprovou o Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade (PDTU), que contempla como um dos seus modais de transporte o VLT. Tanto que o contrato de financiamento da obra já foi assinado com a Caixa Econômica Federal (CEF).

Segundo o governo, o PDTU abre caminho para que projetos fossem contemplados com o investimento de R$ 2,2 bilhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a área de mobilidade urbana.

A verba do PAC da Mobilidade está sendo destinada à conclusão do Eixo Sul (que liga o Gama e Santa Maria ao Plano Piloto, por meio do Expresso DF – cuja obra está em andamento), do Eixo Oeste (que liga a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) ao Centro de Taguatinga; a Comercial Norte até a Avenida Hélio Prates; e o Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) ao Terminal da Asa Sul e à Rodoviária do Plano Piloto) e da expansão e modernização do Metrô.

Além disso, o DF contará também com o túnel de Taguatinga, no final da EPTG, e a implantação de ciclovias.

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