sábado, 31 de julho de 2010

Agência Francesa de Desenvolvimento garante recursos para o VLT de Brasília

VEÍCULOS E TRANSPORTE
30/07/2010 19h30 - Alo Brasília
O governador Rogério Rosso recebeu, na manhã de hoje (30), da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), uma excelente notícia sobre o financiamento do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Em fase final de negociação, o empréstimo de 134 milhões de euros (cerca de R$ 330 milhões) está concretizado e pronto para a assinatura do contrato entre a instituição e o governo. As negociações com o GDF estavam paralisadas desde a crise política e foram retomadas há três meses, quando o governador Rogério Rosso assumiu o cargo. Segundo a AFD, o último passo para finalizar o acordo é a aprovação do contrato pelo Senado Federal brasileiro, procedimento necessário em casos de empréstimos internacionais.              
Durante a reunião, o governador Rogério Rosso apresentou à equipe francesa um balanço de sua gestão com as principais ações tomadas para conter a crise administrativa do governo. Os argumentos foram os mesmos utilizados pelo GDF no julgamento do STF que decidiu contra a intervenção federal na capital. O próximo passo para que o GDF receba o empréstimo da AFD é a aprovação, até 2 de setembro, do contrato pelo Senado Federal brasileiro. A expectativa do GDF é garantir o sinal verde do Legislativo até a segunda quinzena de agosto.           
Acompanhado do secretário-chefe de Gabinete do GDF, Luís Fernando da Costa e Silva, do diretorTécnico e de Fiscalização da Terracap, Luís Antônio Almeida Reis, o governador Rogério Rosso explicou aos membros da Agência as principais medidas tomadas em três meses de governo para devolver a normalidade à máquina pública. A principal dúvida apresentada pela equipe francesa à comitiva do GDF foi com relação ao risco de investir na capital da República depois da crise e em tempo de eleição. “Este é um projeto de mobilidade urbana, fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade, que seguirá seu curso independente de uma decisão política. Essa é a grande diferença. Aqui estamos tratando de um projeto de Estado”, ressaltou o governador.
Rosso também ressaltou o esforço do GDF em adiantar as obras estruturais e viárias para a Copa do Mundo em 2014. Brasília foi a primeira das subsedes da Copa a iniciar as obras de reforma do principal estádio da capital, o Estádio Nacional de Brasília Mane Garrincha. O governo federal também destinou recursos para a reforma do Aeroporto Internacional JK, outra parte do projeto para a Copa. “Não é fácil romper paradigmas, principalmente para os céticos, mas vamos fazer o possível para deixar a cidade e as contas públicas completamente equilibradas para o próximo governo”, desabafou.           
Os recursos da Agência Francesa de Desenvolvimento deverão financiar 40% das obras do VLT na W3 Sul. O novo veículo de transporte público do DF, também conhecido como tramway, é o primeiro a ser construído no Brasil e na América Latina. Será fundamental para diminuir o trânsito na W3 e ajudar a revitalizar a via que foi a mais freqüentada da capital nos anos 60 e 70. 
À tarde, após a reunião, o governador conheceu de perto o funcionamento do tramway instalado em Paris. O modelo parisiense conta com 17 estações em 8km de extensão. Transporta 110 mil passageiros por dia. O destaque positivo do sistema é a redução do número de acidentes nas vias pelas quais o trem percorre devido à excelente sinalização do sistema. Desde 2006, quando foi inaugurado, apenas um acidente fatal foi registrado nos trilhos.
Da Redação do Jornal Alô Brasília com informações da Assessoria de Imprensa do Governo do Distrito Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário