sábado, 31 de julho de 2010

Agência Francesa de Desenvolvimento garante recursos para o VLT de Brasília




GDF - 30/07/2010 - 15:29 | Veículos e Transporte 

Após três meses de retomada nas negociações, AFD anuncia, durante encontro com governador Rogério Rosso, em Paris, que o empréstimo de €$ 134 milhões para obras do Veículo Leve sobre Trilhos está pronto para ser assinado. Próximo passo é aprovação do contrato pelo Senado Federal“Este é um projeto de mobilidade urbana, fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade, que seguirá seu curso independente de uma decisão política. Essa é a grande diferença. Aqui estamos tratando de um projeto de Estado”Rogério RossoGovernador do Distrito FederalParis (França) – O governador Rogério Rosso recebeu, na manhã desta sexta-feira (30), da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), uma excelente notícia sobre o financiamento do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Em fase final de negociação, o empréstimo de 134 milhões de euros (cerca de R$ 330 milhões) está concretizado e pronto para a assinatura do contrato entre a instituição e o governo. As negociações com o GDF estavam paralisadas desde a crise política e foram retomadas há três meses, quando o governador Rogério Rosso assumiu o cargo. Segundo a AFD, o último passo para finalizar o acordo é a aprovação do contrato pelo Senado Federal brasileiro, procedimento necessário em casos de empréstimos internacionais.  Leia também: Ações garantem bons resultados e afastam efeitos negativos da criseImplantação do Parque Nacional de Ciências contará com cooperação francesa           “Esse é um tipo de investimento que nos interessa bastante. Queremos finalizar o empréstimo, mas antes estamos preocupados com o andamento do projeto no governo”, afirmou a diretora-adjunta de Operações da AFD, Collette Grosset, que explicou ao governador os próximos passos para a liberação dos recursos que financiarão o novo tipo de transporte público coletivo no DF. Também participaram da reunião com o governador Rogério Rosso a diretora-adjunta para América Latina e Caribe, Odile des Deserts, e assessores técnicos e jurídicos da Agência.
           Durante a reunião, o governador Rogério Rosso apresentou à equipe francesa um balanço de sua gestão com as principais ações tomadas para conter a crise administrativa do governo. Os argumentos foram os mesmos utilizados pelo GDF no julgamento do STF que decidiu contra a intervenção federal na capital. O próximo passo para que o GDF receba o empréstimo da AFD é a aprovação, até 2 de setembro, do contrato pelo Senado Federal brasileiro. A expectativa do GDF é garantir o sinal verde do Legislativo até a segunda quinzena de agosto.
           Acompanhado do secretário-chefe de Gabinete do GDF, Luís Fernando da Costa e Silva, do diretorTécnico e de Fiscalização da Terracap, Luís Antônio Almeida Reis, o governador Rogério Rosso explicou aos membros da Agência as principais medidas tomadas em três meses de governo para devolver a normalidade à máquina pública. A principal dúvida apresentada pela equipe francesa à comitiva do GDF foi com relação ao risco de investir na capital da República depois da crise e em tempo de eleição. “Este é um projeto de mobilidade urbana, fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade, que seguirá seu curso independente de uma decisão política. Essa é a grande diferença. Aqui estamos tratando de um projeto de Estado”, ressaltou o governador.
           Rosso também ressaltou o esforço do GDF em adiantar as obras estruturais e viárias para a Copa do Mundo em 2014. Brasília foi a primeira das subsedes da Copa a iniciar as obras de reforma do principal estádio da capital, o Estádio Nacional de Brasília Mane Garrincha. O governo federal também destinou recursos para a reforma do Aeroporto Internacional JK, outra parte do projeto para a Copa. “Não é fácil romper paradigmas, principalmente para os céticos, mas vamos fazer o possível para deixar a cidade e as contas públicas completamente equilibradas para o próximo governo”, desabafou.
           Os recursos da Agência Francesa de Desenvolvimento deverão financiar 40% das obras do VLT na W3 Sul. O novo veículo de transporte público do DF, também conhecido como tramway, é o primeiro a ser construído no Brasil e na América Latina. Será fundamental para diminuir o trânsito na W3 e ajudar a revitalizar a via que foi a mais freqüentada da capital nos anos 60 e 70.

À tarde, após a reunião, o governador conheceu de perto o funcionamento do tramway instalado em Paris. O modelo parisiense conta com 17 estações em 8km de extensão. Transporta 110 mil passageiros por dia. O destaque positivo do sistema é a redução do número de acidentes nas vias pelas quais o trem percorre devido à excelente sinalização do sistema. Desde 2006, quando foi inaugurado, apenas um acidente fatal foi registrado nos trilhos.

Saiba mais - Com o empréstimo da Agência Francesa de Desenvolvimento, o GDF terá carência de cinco anos para iniciar o pagamento e prazo de 15 anos para quitar o empréstimo, que poderá ser negociado com taxa fixa. Previsto no Brasília Integrada – programa que visa reestruturar todo o sistema de transporte no DF –, o VLT pretende organizar o trânsito na W3 Sul, uma das vias mais tumultuadas do Plano Piloto. Na primeira parte do projeto será construída a ligação da Estação Asa Sul do metrô (no Setor Policial), que funciona como ponto de integração, à 502 Sul, em frente ao Pátio Brasil Shopping.

A viagem entre esses dois pontos deverá ser feita em apenas 17 minutos, com trens de três em três minutos. Em uma segunda etapa, a linha do VLT chegará até o aeroporto. O GDF planeja levar o sistema até o final da Asa Norte e construir ainda uma segunda linha, no Eixo Monumental, para atender principalmente os turistas que virão a Brasília para a Copa do Mundo de 2014.
Anna Karolina Bezerra - Assessoria de Imprensa do Governo do Distrito Federal[Image]VLT irá organizar o trânsito na W3 Sul e fazer a ligação entre o centro da cidade e o aeroporto


Foto: Divulgação/GDF
http://www.agenciabrasilia.df.gov.br/042/04299003.asp?ttCD_CHAVE=102417

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