quinta-feira, 31 de maio de 2012

VLT de Brasília causa controvérsia

24/05/2012 - Correio Braziliense

Orçado em R$ 276,9 milhões, consta em andamento no balanço divulgado ontem, justamente porque ainda não há uma definição sobre seu futuro, segundo o Ministério do Esporte.

As 101 construções previstas para o Mundial podem ser ampliadas até o próximo balanço, marcado para outubro. "Quanto mais obras o governo puder realizar, maiores os benefícios para a população", enfatizou Aldo Rebelo. Mas uma delas deve sair da Matriz de Responsabilidade, documento que lista os projetos essenciais para a Copa: o veículo leve sobre trilhos (VLT).

O meio de transporte, cujo objetivo é ligar o aeroporto ao terminal de ônibus da Asa Sul, ainda aparece como um dos seis empreendimentos a serem realizados em Brasília. Orçado em R$ 276,9 milhões, consta "em andamento" no balanço divulgado ontem, justamente porque ainda não há uma definição sobre seu futuro, segundo o Ministério do Esporte.

No mês passado, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, já havia desistido de inaugurar o VLT para a Copa do Mundo. E ontem, em visita ao Estádio Mané Garrincha (veja matéria nesta página), voltou a negar a entrega do veículo até 2014. "Nós, provavelmente, vamos mudar essa parte da Matriz de Responsabilidade. Vamos fazer o VLT porque a cidade precisa, independentemente da Copa do Mundo", ressaltou. "A cidade precisa porque é moderna, é uma cidade futurística e precisa de um transporte moderno", emendou ele, sem saber quando as obras serão retomadas. "O tempo em que vai ser feito depende, pode até começar antes da Copa, porque depende de licitação."

A verba para a construção do veículo, porém, está assegurada. "Não há nenhuma perspectiva de retirada de recurso para as obras da Matriz. Eles estão garantidos mesmo no caso de atraso das obras", prometeu a ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

41%
Porcentagem dos projetos do Mundial que ainda nem saíram do papel

0,4%
Estimativa do total que a Copa do Mundo representará no PIB brasileiro entre 2014 e 2019
 

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