sábado, 16 de junho de 2012

Mesmo sem liberação para o VLT, governo levará projeto adiante

16/06/2012 - Jornal de Brasília

Mesmo sem liberação para a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), a Secretaria de Obras decidiu levar a frente a construção do viaduto próximo ao final da W3 Sul. Motoristas consideram que a construção inacabada prejudica o trânsito ao ponto de engarrafamentos se tornarem rotina no trecho, especialmente nos horários de pico. Moradores veem com maus olhos o terreno abandonado. Para eles, o espaço é propício para esconder bandidos e para a ploriferação de ratos.

Segundo a pasta de Obras, o Governo do Distrito Federal aguarda apenas a definição por parte do Congresso Nacional sobre a possível utilização do Regime Diferenciado de Contratação (RDC). Se o texto for aprovado, o Palácio do Buriti terá meios para levar à frente as licitações para o VLT e para o viaduto. Caso não seja viável, uma licitação específica será lançada para a conclusão do viaduto dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade.

Data limite

A data limite para a decisão é no final deste mês, pois o tema está na pauta de votações dos congressistas, que devem apreciá-lo até o início do recesso de julho. Caso o viaduto seja levado adiante sem o VLT, a previsão do início das obras é até o fim de 2012 e de término antes da Copa de 2014. De acordo com a Secretaria de Obras, o projeto deverá aproveitar as estruturas já erguidas no local e será feito de forma a receber o VLT em um segundo momento.

A princípio, o projeto do VLT estava incluído no pacote de obras previstas para a Copa de 2014. Uma série de entraves e graves problemas jurídicos nas licitações travaram a obra. Em outubro de 2011, a Justiça decidiu pela nulidade do processo. A partir de então, o atual comando do Buriti vem tentando tocar uma nova licitação para o projeto. O governo considera o projeto estratégico no Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU), no entanto, não conta mais com ele para 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário