sábado, 28 de abril de 2012

Governo diz que VLT/DF não ficará pronto até a Copa do Mundo

27/04/2012 - R7

Embargo em licitação e demora para a chegada dos trens devem atrasar entrega do sistema

O sistema de transporte conhecido como VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que estava previsto para ser implementado no Distrito Federal até a Copa do Mundo de 2014, só deverá entrar em operação após esse período, em virtude do embargo da licitação inicial e o prazo de pelo menos 18 meses para a chegada dos trens adquiridos.

Essa foi uma das constatações feitas pelo secretário de Obras do DF, David de Matos, durante o seu depoimento aos deputados que compõem a Comissão Especial da Copa do Mundo, nesta quinta-feira (26), na Câmara Legislativa do DF.

O secretário enfatizou, contudo, que o cronograma das obras da Copa está sendo cumprido, com tranquilidade.

– O estádio, sem se considerar o gramado e a cobertura, que são obras à parte, deverá estar pronto até o final do ano. Será aqui inclusive em 2013 a estreia da Copa das Confederações.

Ele anunciou ainda que o governo entregará várias ciclovias, beneficiando inclusive cidades como Gama, Ceilândia,Guará e Paranoá, e parte da Asa Norte. Até o final do ano, segundo informou, serão investidos R$ 60 milhões na construção das ciclovias, cujo projeto tem um orçamento total de R$ 121 milhões.

Segundo o secretário,  várias pistas da cidade serão totalmente reformadas nos próximos meses.

– Ao todo, estamos com mais 300 obras espalhadas pela cidade para garantir melhor infraestrutura para a Copa do Mundo.

Ao explicar aos distritais o sistema de distribuição de recursos e gerenciamento das obras para a Copa, como a parceria entre a Secretaria de Obras, Novacap e Terracap, o secretário assegurou que os aditivos do contrato estão completamente dentro da lei.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Brasília desiste de inaugurar VLT para a Copa 2014

27/04/2012 - Portal 2014

Obra incluída na Matriz de Responsabilidade do Mundial terá recursos subsidiados

Depois de uma série de irregularidades envolvendo denúncias de fraude na licitação, o governo do Distrito Federal admitiu que o primeiro trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Brasília ficará pronto somente depois da Copa do Mundo de 2014.

Orçada em R$ 277 milhões, a obra foi incluída na Matriz de Responsabilidades do Mundial, documento que lista os projetos de transporte público essenciais para o bom andamento da competição.

Por figurar entre as obras da Copa, o VLT de Brasília conta com financiamento do PAC da Mobilidade Urbana, que usa recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e oferece prazos mais longos e juros menores aos encontrados no mercado.

Ontem (26), o secretário de Obras do Distrito Federal, David de Matos, confirmou que os turistas e a população de Brasília não poderão contar com o VLT durante o Mundial.

Durante audiência na Comissão Especial da Copa do Mundo na Câmara Legislativa do Distrito Federal, Matos declarou que o cancelamento da licitação e o prazo de 18 meses para a entrega dos trens inviabilizaram a inauguração do empreendimento no tempo previsto.

A Matriz de Responsabilidades previa que a obra começasse em março deste ano e terminasse em dezembro de 2013.

Com 6,5 quilômetros de extensão, o primeiro trecho do VLT vai ligar o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek à Asa Sul da capital federal. Apesar de estar incluído entre os projetos da Copa, o ponto final da linha fica a mais de seis quilômetros de distância do Estádio Nacional Mané Garrincha, palco das partidas do Mundial.

Fraude
Os problemas do governo com o VLT começaram em abril de 2011. À época, a Justiça do Distrito Federal confirmou que houve fraude na licitação e suspendeu a obra (saiba mais). 

Segundo o tribunal, a concorrência foi direcionada para beneficiar empresários ligados ao então presidente do Metrô do Distrito Federal, José Gaspar de Souza.

Vencedor da licitação, o consórcio formado pelas empresas Daclon, Altran/TCBR e Veja Engenharia entrou com recurso contra a suspensão em agosto do ano passado.

O atraso no VLT provoca um efeito cascata. A duplicação da rodovia DF-047, que dá acesso ao aeroporto JK, também foi incluída no pacote da Copa. Mas o projeto depende das obras do VLT para sair do papel.

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