sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Obras do VLT serão retomadas


  • 25/08/2010 - Agencia  Brasília

    Todos os documentos exigidos para a construção das vias e plataformas do Veículo Leve sobre Trilhos já foram entregues. Embargo, motivado pelo atraso de documentação, foi suspenso. O cronograma será reestruturado e haverá novo prazo para Metrô-DF concluir os trabalhos
    As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) serão retomadas nesta quinta-feira (26). A Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) informou a suspensão do embargo extra-judicial, feito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no dia 18 de junho. De acordo com o Metrô-DF, as exigências do Iphan foram atendidas e os documentos e projetos, que motivaram o embargo, já foram apresentados.

    O VLT está dividido em dois canteiros de obras. Um deles fica no Setor Policial Sul, próximo ao Parque das Aves, onde será o Centro de Manutenção. O segundo está na via ESPM, ao final da W3, onde será construído um novo viaduto. O cronograma será reestudado e haverá um novo prazo para conclusão, que ainda será definido.

    Veículo Leve sobre Trilhos

    A construção do Veículo Leve sobre Trilhos entre o Setor Policial Sul e o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck foi planejada como uma das obras para adequar a cidade à realização da Copa do Mundo de 2014.

    Brasília será a primeira cidade latina a oferecer uma tecnologia de metrô leve, com a primeira linha ligando o aeroporto às zonas sul, norte e central, incluindo região hoteleira. O veículo deverá desafogar o trânsito na região e reduzir significativamente a emissão de gases poluentes na atmosfera.

    Saiba mais sobre o VLT de Brasília:

    - Velocidade máxima: 70 km/h
    - Velocidade comercial (média): 30 km/h
    - Veículo com 2,65 m de largura
    - 44 metros de comprimento (extensível para 54 m)
    - Capacidade de 550 passageiros/veículo
    - Estimativa de 12 mil passageiros/hora/sentido no pico, por dia

    Débora Teixeira - Agência Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário