segunda-feira, 3 de junho de 2013

Arruda conhece metrô europeu para implantar na W3

04/06/2007 - GDF

A tecnologia européia de transporte coletivo deve ser implantada em toda a área central de Brasília. Ontem, o governador José Roberto Arruda começou a visitar os modelos modernos de metrô, conhecidos como Veículo Leve sobre Trilhos. A técnica permite o funcionamento dos trens sem a necessidade de cercamento da via. Arruda iniciou a inspeção pelo sistema de transporte em Madri, na Espanha.

Na capital espanhola, o governador conheceu as instalações da fábrica francesa Alston.A viagem seguiu por sete quilômetros construídos pela empresa. O trecho recém-inaugurado liga o subúrbio à linha de metrô do centro de Madri. Nesta terça-feira (05), Arruda conhecerá o sistema de metrô da Alemanha. Em Dusseldorf, o trem construído pela Siemens servirá de modelo para o secretário de Transportes Alberto Fraga, que acompanha a visita.

“Os dois sistemas são o que há de mais moderno. Têm como principal avanço tecnológico a possibilidade de alimentação de energia sem colocar em risco a segurança das pessoas”, ressaltou o governador. Por meio da alimentação subterrânea, o metrô não precisa ser cercado, como ocorre nos sistemas tradicionais. Neste modelo, a ligação elétrica com o trem é feita pelo encaixe na parte de baixo do vagão. Somente quando a locomotiva passa nos trilhos que e o sistema elétrico é acionado.

A outra tecnologia, conhecida como catenária, custa até 30% a menos que a subterrânea. O sistema catenário utiliza redes elétricas aéreas, portanto, é mais agressivo à paisagem. Numa área tombada, como o Plano Piloto, a técnica se tornaria inviável para implantação.

No Distrito Federal, o governador pretende construir três ramais de VLTs no Plano Piloto. Arruda esclareceu aos empresários da Alston que o primeiro trecho ligará o terminal do metrô da Asa Sul do metrô, próximo ao Zoológico, até o início da W/3 Norte, passando pela W3 Sul. Para concluir esta linha será necessário investir R$ 500 milhões.

“A implantação deste VLT possibilitará a revitalização de toda a W/3 Sul, com destaque para o setor central, de onde queremos tirar os carros e dar total prioridade às pessoas, aos pedestres”, anunciou o governador. O projeto prevê a construção de um túnel entre as W/3 Sul e Norte. Na superfície, haverá uma grande praça, localizada em frente ao Shopping Pátio Brasil. O local será destinado exclusivamente aos pedestres, além de bares, restaurantes e espaços para apresentações culturais.

A ligação entre o terminal da Asa Sul e o Aeroporto será promovida durante a segunda etapa de implantação de Veículo Leve sobre Trilhos. A obra servirá para formalizar o pleito de Brasília para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014. Ela consta na lista de encargos do GDF entregue pelo governador ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, na última sexta-feira (1). “Nossa cidade já preenche quase todos os pré-requisitos e o único que falta é um sistema eficiente de transporte público, o que será alcançado com a implantação do VLT”, lembrou o governador.

Para concluir o sistema, a terceira etapa prevê a ligação da Rodoviária à Esplanada dos Ministérios e ao Palácio do Buriti. O trecho passará pelo Estádio Mane Garrincha e beneficiará também quem trabalha no Setor de Indústrias Gráficas. A primeira fase do VLT deve ser iniciada ainda este ano. O governo pretende concluir esta etapa em dois anos e, em seguida, começar as outras fases.

Agência de Comunicação

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