segunda-feira, 3 de junho de 2013

Modernização urgente

12/6/2007 - Jornal de Brasília, Sílvia Barros  
 
Governador utiliza exemplo europeu para promover alterações no sistema de transporte urbano do DF
  
O sistema de transporte urbano de Brasília vai sofrer modificações nos próximos meses. Em viagem realizada à Europa, o governador José Roberto Arruda e o secretário de Transportes, Alberto Fraga, conheceram o transporte público de cidades como Madri, na Espanha, Dusseldorf, na Alemanha, e Paris, na França. O governador ficou convencido de que algumas mudanças no transporte público do DF devem ser feitas urgentemente antes que o trânsito se torne um caos como o visto em São Paulo e Rio de Janeiro.

A proposta do programa Brasília Integrada é implantar na capital federal o Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT, que interligaria os principais pontos da cidade, desafogando o trânsito e oferecendo ao cidadão um transporte seguro e de qualidade. "Queremos tirar o máximo de carros das ruas e trazer esses motoristas para dentro do sistema público de transporte", afirmou o governador. Atualmente, o sistema metroviário de Brasília atende 74 mil usuários por dia. A estimativa do GDF para abril de 2008 é atender o dobro.

As informações coletadas durante as visitas européias serviram como base para o GDF estudar a implantação de um sistema de trens na área central de Brasília. A idéia é melhorar a qualidade do transporte público, principalmente nas avenidas W3. "Todas as grandes cidades do mundo estão modificando a forma de pensar o transporte público. Não vamos ser diferentes. Temos que agir agora para não lamentar depois", argumentou Arruda, elogiando o trabalho desenvolvido pelo prefeito de Paris, Bertrand De Lannoy. "A prefeitura de Paris fez uma coisa impensável há alguns anos, diminuiu o tamanho das ruas e criou pistas exclusivas para ônibus, táxis e bicicletas. Houve uma migração para o transporte coletivo. Esse é o conceito do Brasília Integrada", explicou o governador.

O GDF planeja desenvolver três linhas específicas em Brasília. A primeira sairia da estação sul, próximo ao Zoológico, com destino ao início da W3 Norte, passando pela W3 Sul. A segunda ligaria a estação sul ao Aeroporto e a terceira ligaria a Rodoviária do Plano Piloto à Esplanada dos Ministérios e ao Palácio do Buriti. A idéia é de que ainda em 2007 o projeto de engenharia destes novos traçados esteja concluído. "Essa viagem nos deu a noção de que estamos indo no caminho certo. Não se ordena o crescimento se não for ordenado o transporte", disse Arruda.

Dúvida

Para interligar o Gama a Santa Maria e à Asa Sul ainda há uma dúvida sobre qual sistema será adotado. Uma das alternativas é o Veículo Leve sobre Pneus (VLP). "O VLP é mais econômico. No entanto, o ideal seria que todo o DF fosse interligado pelo VLT, que é um sistema bem mais moderno", analisou Fraga. Outras opções seriam o sistema de transporte subterrâneo e o catenário, que utiliza redes elétricas aéreas.

As vantagens do VLT é que ele é movido a energia renovável e ambientalmente correto. Mas chega a custar até três vezes mais do que o VLP, que utiliza o diesel como combustível. Para hoje está prevista uma reunião entre o GDF e os técnicos do programa Brasília Integrada. Dela, deve sair a decisão se o Veículo Leve sobre Pneus vai ser implantado no DF. "Não tem nada definido. Só amanhã (hoje), depois do estudo de viabilidade, é que teremos uma resposta", disse Fraga.

O projeto Brasília Integrada está orçado em R$ 1,7 bilhão. O GDF vai recorrer, inicialmente, a investimentos próprios, que podem chegar a R$ 200 milhões anuais. O governador Arruda pediu ainda ajuda ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A intenção é que o Governo Federal interceda junto a bancos internacionais para aprovar um financiamento no valor de R$ 400 milhões. Por último, caso seja necessário, o governo estuda um financiamento direto com os fabricantes de trilhos, que poderia ser parcelado em até 15 anos.

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