segunda-feira, 3 de junho de 2013

Trem de superfície no Plano

05/06/2007 - Jornal de Brasília

Governo tem planos de instalar três ramais de Veículo Leve sobre Trilhos no Plano Piloto. O primeiro ligaria terminal em frente ao Zôo até a W3 Norte.
     
Preocupado em resolver a questão do transporte coletivo do Distrito Federal, o governador José Roberto Arruda esteve, ontem, em Madri, na Espanha, onde conheceu a tecnologia desenvolvida pela empresa Alston, responsável pelo metrô da capital espanhola. Trata-se de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ideal para áreas tombadas, uma vez que a conexão à rede elétrica é subterrânea e ocorre somente no momento da passagem do trem, dispensando o isolamento da via. Hoje, o governador e o secretário de Transportes, Alberto Fraga, conhecem o metrô de Dusseldorf, na Alemanha. O modelo é semelhante ao de Madri, mas foi desenvolvido pela empresa Siemens.

Após decidir qual sistema será usado, o da Alemanha ou da Espanha, a intenção do governador é construir três ramais de Veículos Leves sobre Trilhos no Plano Piloto. O primeiro ligará o terminal da Asa Sul do metrô – próximo ao Zoológico – até o início da W3 Norte, passando pela W3 Sul. É também a parte mais cara do sistema, com custo estimado de R$ 500 milhões.

Revitalização

Com o projeto do VLT, o governador deverá promover a revitalização da W3 Sul e dos setores Hoteleiro Sul e Comercial Sul. Em frente ao shopping Pátio Brasil, seria construída uma grande praça com bares, restaurantes e espaço para apresentação cultural. Os carros seriam desviados para um túnel que ligará a W3 Sul à Norte. "A implantação deste VLT possibilitará a revitalização de toda a W3 Sul, com destaque para o setor central, de onde queremos tirar os carros e dar total prioridade às pessoas, aos pedestres", destacou o governador.

Pelo projeto, a outra etapa do VLT no Plano Piloto ligará o terminal da Asa Sul ao Aeroporto, cumprindo o que está previsto no Caderno de Encargos do GDF entregue pelo governador Arruda aos presidentes da CBF, Ricardo Teixeira, e da Fifa, Joseph Blater, na última sexta-feira, em Londres. No caderno, o GDF pleiteia ser uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014, que provavelmente será realizada no Brasil. "Nossa cidade já preenche quase todos os pré-requisitos e o único que falta é um sistema eficiente de transporte público, o que será alcançado com a implantação do VLT", lembrou o governador.

A terceira etapa do VLT sairá da Rodoviária para Esplanada dos Ministérios e Palácio do Buriti, passando em frente ao Estádio Mané Garrincha, beneficiando também quem trabalha no Setor de Indústrias Gráficas. O objetivo do governador é iniciar a primeira etapa ainda este ano e concluí-la em no máximo dois anos. As duas outras fases seriam iniciadas em seguida.

Madri

Ontem, a comitiva de Arruda visitou a fábrica da Alston e depois embarcou em uma viagem pelos sete quilômetros recém-construídos que ligam a periferia ao metrô do centro de Madri. A tecnologia de alimentação subterrânea permite que a energia só seja acionada durante a passagem do trem pelo trilho, o que não causa perigo para os passageiros e não agride a paisagem com as cercas que são usadas no metrô convencional.

O governador foi informado que, além da alimentação subterrânea, existe a catenária, mais simples e mais barata. Ela depende de redes elétricas aéreas e custa até 30% menos. Porém, é uma forma mais agressiva à paisagem, principalmente numa área tombada como a que o governador pretende utilizar para a passagem do novo sistema.

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